Alunos do CETEC participam de aula sobre AVC promovida pela UFRJ

Linhares (ES) – Estudantes do curso Técnico em Enfermagem do CETEC participaram, na noite da última terça-feira (8), de uma aula especial com o tema “AVC: o que todo estudante de saúde precisa saber”, ministrada pelo enfermeiro Saulo Ribeiro. A atividade, promovida pelo grupo de extensão GENTI da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi retransmitida simultaneamente aos alunos da unidade em Linhares.

Especialista na rede Totalcare e referência nacional no protocolo de AVC do Grupo Amil, Ribeiro também atua como vice-coordenador do Departamento de Acidente Vascular Cerebral da Associação Brasileira de Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia (ABENEURO). Durante a aula, compartilhou informações técnicas e práticas sobre a prevenção, diagnóstico e cuidados com pacientes vítimas de AVC.

A transmissão foi conduzida pela professora Beatriz Dassiê, responsável pela disciplina Assistência a Pacientes em Tratamento Clínico no CETEC e integrante do grupo da UFRJ. Ela destacou a importância da iniciativa para a formação dos futuros profissionais da saúde.

“Nos mantermos atualizados é sempre muito importante como profissionais da saúde. Por isso, tivemos a honra de ouvir um pouco mais sobre o Acidente Vascular Encefálico com o enfermeiro Saulo Ribeiro. Nosso intuito é ampliar ainda mais o conhecimento dos alunos nesse tema, para promover educação em saúde para a população de Linhares e região”, afirmou.

A aula foi realizada de forma interativa, com espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas, fortalecendo a integração entre teoria e prática. A atividade também contribuiu diretamente para os projetos em desenvolvimento pelos estudantes, voltados à promoção da saúde na comunidade local.

O coordenador do curso Técnico em Enfermagem do CETEC, Alexsandro Faroni, também comentou a relevância do momento.

“Vivências como essa reforçam o compromisso do CETEC com a formação de profissionais capacitados e conectados com as principais demandas do SUS. É uma oportunidade que amplia o horizonte dos nossos alunos e fortalece a prática do cuidado.”

Compartilhe: